Neste artigo faremos uma introdução aos gatilhos mentais e seus usos no marketing e propaganda. Aprecie a leitura.
Tomar uma decisão é um processo cerebral complexo que envolve os diferentes níveis de consciência e labirintos lógicos.
Cada indivíduo faz milhares de escolha durante o dia: o que vestir, do que se alimentar, como conversar e se relacionar com os outros, etc.
No trabalho com marketing, estratégias podem ser desenvolvidas para que sua marca auxilie seguidores em suas escolhas de consumo, que sejam coerentes com seus desejos e necessidades.
É nesse momento que entram em cena os gatilhos mentais. Gestos, palavras, sons e tantos outros mecanismos capazes de estimular a psique humana e inspirar tomadas de decisão.
Por isso, compreender tais gatilhos e as técnicas correlacionadas caracterizam ferramentas fundamentais para a persuasão de clientes em potencial e aumento da conversão de vendas.
Hoje, iremos compartilhar três destes gatilhos emocionais com você.
Alguns gatilhos mentais:
Autoridade: fundamental para que as pessoas acreditem no seu trabalho. É necessário transmitir a sensação de que sua marca é especialista nos assuntos que dizem respeito ao seu nicho.
Oferecer conteúdo de qualidade e consistente ajudará a convencer sua audiência.
Escassez: gatilho bastante potente, utiliza da possibilidade da ausência de determinado produto para torná-lo mais atrativo. Afinal, quem nunca deu valor apenas depois de ter perdido, ou quase ter ficado sem alguém ou algo?
Novidade: o corpo humano produz altas doses de dopamina quando novidades aparecem. Esse hormônio é responsável por alimentar mecanismos de recompensa e sensação de bem-estar.
O uso deste gatilho é amplamente aplicado em campanhas de marketing para divulgação de lançamento de determinados produtos e serviços.
Por esses motivos, a escolha de profissionais capacitados para elaborar estratégias assertivas é um passo importante para o fortalecimento da sua marca. Decida com sabedoria.
Até a próxima!