A Importância dos Gatilhos Mentais

A importância dos gatilhos mentais

Neste artigo faremos uma introdução aos gatilhos mentais e seus usos no marketing e propaganda. Aprecie a leitura.

Tomar uma decisão é um processo cerebral complexo que envolve os diferentes níveis de consciência e labirintos lógicos.

Cada indivíduo faz milhares de escolha durante o dia: o que vestir, do que se alimentar, como conversar e se relacionar com os outros, etc.

No trabalho com marketing, estratégias podem ser desenvolvidas para que sua marca auxilie seguidores em suas escolhas de consumo, que sejam coerentes com seus desejos e necessidades.

É nesse momento que entram em cena os gatilhos mentais. Gestos, palavras, sons e tantos outros mecanismos capazes de estimular a psique humana e inspirar tomadas de decisão.

Por isso, compreender tais gatilhos e as técnicas correlacionadas caracterizam ferramentas fundamentais para a persuasão de clientes em potencial e aumento da conversão de vendas.

Hoje, iremos compartilhar três destes gatilhos emocionais com você.

Alguns gatilhos mentais:

Autoridade: fundamental para que as pessoas acreditem no seu trabalho. É necessário transmitir a sensação de que sua marca é especialista nos assuntos que dizem respeito ao seu nicho.

Oferecer conteúdo de qualidade e consistente ajudará a convencer sua audiência.

Escassez: gatilho bastante potente, utiliza da possibilidade da ausência de determinado produto para torná-lo mais atrativo. Afinal, quem nunca deu valor apenas depois de ter perdido, ou quase ter ficado sem alguém ou algo?

Novidade: o corpo humano produz altas doses de dopamina quando novidades aparecem. Esse hormônio é responsável por alimentar mecanismos de recompensa e sensação de bem-estar.

O uso deste gatilho é amplamente aplicado em campanhas de marketing para divulgação de lançamento de determinados produtos e serviços.

Por esses motivos, a escolha de profissionais capacitados para elaborar estratégias assertivas é um passo importante para o fortalecimento da sua marca. Decida com sabedoria.

Até a próxima!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja Mais

Posts Relacionados

O Perigo do Achismo nos Negócios e Como Evitá-lo

Tomar decisões sem base em dados é um dos maiores erros que uma empresa pode cometer. No mundo dos negócios, confiar apenas no “feeling” pode parecer algo natural, mas sem informações concretas para validar uma estratégia, os resultados podem ser catastróficos. O chamado achismo pode levar a investimentos errados, queda

Entenda a Salada de Frutas das Siglas do Marketing Digital

O marketing digital é uma área cheia de estratégias, campanhas e, claro, siglas. Muitas vezes, quem está começando ou até mesmo profissionais experientes podem se perder em meio a tantas abreviações. CPM, CPC, CAC, LTV… Você já ouviu falar, mas sabe exatamente o que cada uma dessas siglas significa e